É a primeira vez que abordo este tipo de acessório aqui no Clica (já conhece nossa fanpage, twitter, pinterest e o perfil no MuccaBlogs?) mas já aviso que não é por não gostar, mas sim porque acho que até então nenhum motivo em especial havia atraído minha atenção. Na minha família, todo mundo usa óculos: papai, mamãe e Mocri (apelido carinhoso da minha sister) menos eu. E sempre achei que este acessório era capaz de dar um up nas produções. Eles não precisam ser super tradicionais (a não ser que esta característica faça parte da sua personalidade) e podem sim ajudar a compor produções ou até estrelarem as mesmas.

Semana passada recebi um email da Mariana Gualberto, da Rede Comunicação de Resultado (obrigada, Mariana!) sugerindo uma matéria sobre a nova coleção da Chilli Beans que esta homenageando Cazuza, o poeta do rock. Acho que nunca comentei por aqui, mas sou fã incondicional de rock nacional e MPB, e fiquei encantada com os produtos que vi. Eles possuem detalhes super charmosos, cheios de bossa e com trechos das maravilhosas músicas de Cazuza. A coleção foi desenvolvida em comemoração aos 55 anos de vida que ele completaria este ano, caso estivesse vivo.

óculoscazuza

“Faz parte do meu show!”

A linha, que acabou de chegar nos pontos de venda, tem 24 óculos solares, 10 de grau e 8 relógios. O que eu mais gostei é que os produtos (sejam nas hastes, pulseiras ou lentes) tem trechos dos maiores sucessos musicais e que, ainda hoje, fazem parte da nossa vida. Segundo, Marcel Gignon, designer responsável pela concepção da coleção, “a cartela de cores, texturas e grafismos são inspirados nos cenários, acessórios e roupas destes momentos.”

óculoscazuza3

“Pode seguir a sua estrela.”

óculoscazuza5

“O nosso amor a gente inventa.” é o que esta escrito delicadamente na haste.

O logotipo da Sociedade Viva Cazuza, também esta presente em todos os acessórios, deixando a coleção ainda mais singular. Parte da renda gerada com a venda das peças será doada a referida instituição que cuida de crianças e adolescentes carentes que são portadores do vírus da Aids.

óculoscazuza4

“Eu tô perdido. Sem pai, nem mãe. Bem na porta da tua casa.”

óculoscazuza2

Embalagem linda e charmosa!

Embalagem linda e charmosa!

E falando nisso…

Pesquisando para fazer este post, encontrei profissionais renomados da área (conhecidos como estetas óticos) que falavam que, tanto para óculos de grau ou solares, o tipo de rosto é crucial na escolha do modelo e outros que a única coisa que importa é o bem estar e alegria que a pessoa sente ao se olhar no espelho com o complemento. Como isso é muito subjetivo, quem sou para falar quem esta certo ou errado, mas como boa editora (e palpiteira!) que sou, vamos aos meus pitacos, né?!..rs.

Como eu disse, tem uma galera que defende que, para a produção ficar harmônica, analisar o formato do rosto é fundamental. Rostos redondos combinam mais com óculos quadrados ou retangulares exatamente porque as quinas e linhas retas ajudam a disfarçar os traços arredondados (evita aquele visual ‘lua cheia’ sabe?!). É como se equilibrasse a imagem do rosto fazendo com que os óculos se assentem perfeitamente e não fiquem parecendo intrusos. Para os rostos quadrados, os modelos mais aconselháveis são os redondos ou ovalados porque ‘trabalham’ com mesmo intuito já citado: suavizar linhas. Neste caso, a intenção deixar os rostos que são mais marcados por natureza com um jeito mais delicado.

óculoscazuza1

Armação com linhas mais retas se harmonizam perfeitamente com rostos redondos. Na haste é possível ler: “Mais uma dose? É claro! É claro que eu tô afim.”

chilli-beans-cazuza-especial-oculos

Rostos quadrados e marcantes tem suas expressões sutilmente suavizadas por modelos arredondados.

Os rostos triangulares, no qual a testa é mais chamativa e que vai se afunilando em direção ao queixo, ganham mais harmonia com exemplares que tenham a parte inferior da lente/armação mais ovalada. Estas linhas redondas são capazes de disfarçar a parte mais pontuda deste tipo de rosto. Já os rostos ovais vão bem com todos, independente do acessório ter linhas arredondadas ou retas.

12

“O teu futuro é duvidoso, eu vejo grana, eu vejo dor.”

blog-de-moda-colecao-chilli-beans-cazuza-3

“Todo amor que houver nessa vida.”

Mas é claro que a personalidade da pessoa deve vir à tona. Sempre! Geralmente, quem tem estilo mais delicado e romântico, vai se identificar mais com óculos de linhas curvas e quem é mais ‘pé no chão’, menos sonhadora e mais realista, pode cair de amores pelos retangulares e quadrados. O que eu gosto nos óculos é que eles podem ser cheio de detalhes charmosos! Como boa virginiana, sou detalhista ao extremo e acho lindo a parte de dentro do óculos ser de outra cor ou estampa (!!) diferente da externa. Outro dia mesmo, minha tia Mariza estava com uma composição linda entre blusa e óculos: a t-shirt era listrada de preto e branco e a parte de dentro do acessório, tinha listras nas cores branca e vermelha (pena que não me lembrei de tirar uma foto para ilustrar este post).

9509237603_824e858f76_c

Degradê em preto e laranja e detalhe vazado na armação = o acessório já é capaz de deixar sua produção mais moderna, ousada e até ser o ponto alto da mesma!

Armações vazadas, linhas curvas, texturas diferentes e cores inusitadas também são capazes de ajudar a moldar o acessório exatamente como você quer e isso faz toda diferença, afinal ele vai ficar a maior parte do tempo no seu rosto que é o seu principal cartão de visitas.

Fica a dica de estilo! ;)

“Você está vivo. Esse é o seu espetáculo. Só quem se mostra se encontra. Por mais que se perca no caminho.” Cazuza